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Sábado, 22 de setembro
de 2018

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Endomarketing










Dificuldade em manter os clientes satisfeitos

As escolas estão com mais dificuldade em manter seus alunos. Nos últimos anos, as pesquisas de satisfação desenvolvidas pela
Rabbit demonstram claramente os efeitos do fenômeno C.C.D.* (Consciente Coletivo Depressivo), associado ao excessivo número
de opções de instituições de ensino, disponibilizadas no mercado.

 

*Estamos vivenciando no Brasil, principalmente nos três últimos anos, um fenômeno conhecido como Consciente Coletivo Depressivo. Uma conjuntura de fatores como: perda expressiva de poder de compra e falta de perspectivas de melhorias
futuras e pressões, em uma era de alta competitividade, estão tornando o nosso dia-a-dia mais acinzentado. As pessoas estão
vendo o mundo com olhos mais tristes e inseguros. Esta sensação de insegurança e incômodo faz com que o cliente tenha
tendência a postergar suas tomadas de decisões, atrasarem sua rematrícula e, por consequência, toda a sazonalidade.



Excesso de informação


Mais de 20.000 estímulos passam pelos nossos órgãos sensoriais diariamente. Essa sobrecarga de informações tem causado na população lapsos e esquecimentos. Os psicólogos denominaram esse fenômeno atual como Síndrome de Fadiga da Informação.

 

O excesso de informação associado a muito trabalho e responsabilidade tem feito com que os pais cada vez menos acompanhem
a vida escolar dos seus filhos.


 


As famílias distantes das escolas tendem a perder seus vínculos afetivos e aumentar a dificuldade natural em entender a proposta pedagógica e os benefícios que seus filhos terão ao longo do ano.

Não divulgando o que é feito em sala de aula, as instituições de ensino correm um grande risco de perder seus alunos para concorrentes mais baratas. Portanto, quanto maior o investimento na divulgação de seu produto principal (no caso das escolas - EDUCAÇÃO), menor será a necessidade de baixar os preços e melhores serão as chances de manter os alunos.

 

Planejamento de Endomarketing Integrado

 

Planejamento de Endomarketing Integrado é o conjunto de estratégias que tem como principal objetivo divulgar as ações que acontecem na escola, através de várias ferramentas de comunicação, em uma periodicidade programada no público-alvo
específico. Isto é, a embalagem deve ser valorizada como o produto.

 

 



A grande maioria das instituições de ensino desenvolve um bom trabalho de formação de valores e transmissão de conhecimentos por meio de projetos, atividades, passeios, eventos e comemorações. Porém, uma parcela muito pequena das ações chega até os pais, principalmente à figura masculina e quase nada ultrapassa os muros da escola.


1.0. Ações
- Projetos interdisciplinares;
- Datas comemorativas;
- Lançamentos de novos serviços e novidades;
- Passeios;
- Eventos.

 

2.0. Públicos-alvos
- Alunos atuais;
- Ex-alunos;
- Clientes em potencial (pessoas que entraram em contato com a escola e ainda não efetivaram a matrícula);
- Mercado regional (moradores da área de abrangência da escola).

 

3.0. Periodicidade
A divulgação das ações, que acontecem no dia-a-dia da escola, deve ter uma periodicidade curta, isto é, para que os nichos de mercado assimilem as informações devemos nos comunicar mensalmente.

 

4.0. Ferramentas de comunicação
- Circulares;
- Camisetas;
- Convites;
- Web-contatos;
- Pop-ups;
- Cartazes;
- Móbiles;
- Banners internos;
- Faixas e banners de fachada.

 

 



Etapas da Comunicação do Endomarketing



Para divulgar as ações internas de forma eficaz, a escola deve seguir as etapas abaixo indicadas.

1.0. Apresentação
O público em potencial deverá ser previamente informado dos objetivos, regras, datas e características da ação, através de um
plano de comunicação integrado (conjunto de mídias como circulares, web, cartazes...).

 

OBS - Não devemos confundir a finalidade de algumas peças de divulgação. Uma circular tem objetivo de explicar a ação e um
convite de mostrar interesse em apresentar a ação. O convite tem um apelo afetivo muito maior e deve ser enviado sempre
antes das informações técnicas.

 

2.0. Clipping
É importante registrar de forma sucinta depoimentos e fotografias do projeto, para que o público forme uma linha de raciocínio e acompanhe o seu desenvolvimento.

Neste caso, sugerimos utilização do disparador de e-mails por ser uma mídia rápida de ser criada e enviada.

 

3.0. Benefício
Nesta etapa de fechamento, o público terá consciência dos benefícios proporcionados pelo projeto.




Projetos e atividades


A Rabbit poderá auxiliar na divulgação dos projetos interdisciplinares, eventos e atividades diferenciadas de várias formas:

 

1.0. Projetos personalizados
Criação das peças de divulgação dos projetos, enviados pela equipe pedagógica da escola durante o ano.

 

2.0. NOVIDADE: Cardápio de projetos
Estão à disposição no Portal da Rabbit, vinte e cinco opções de projetos interdisciplinares atuais e significativos, prontos para
serem incorporados ao planejamento das escolas ou utilizados como referência.

 

3.0. NOVIDADE: Troca de experiências
Na primeira etapa do Programa de Gestores, as escolas participantes trocarão idéias e experiências de ações desenvolvidas
nas salas de aula, analisando os resultados e compartilhando informações.

 

4.0. NOVIDADE: Projetos Interescolares
Projetos de cunhos sociais e ecológicos visando, através de ferramentas tecnológicas, a interação, o relacionamento e a troca
de experiências entre alunos das mais de 400 instituições de ensino