Search

Irmãs da providência

Missão do Brasil

Transformando vidas

Os humildes inícios do Instituto das Irmãs da Providência remontam a 1º de fevereiro de 1837, quando foi inaugurada em Udine a Casa das Derelitas, onde as primeiras nove professoras decidiram dedicar-se à acolhida e educação das meninas mais pobres da cidade. A cerimônia de consagração do primeiro grupo de irmãs ocorreu em Udine na noite de Natal de 1845. O fundador, Luís Scrosoppi, do Oratório de São Filipe Neri, era um santo humilde, rico em vida interior e generosidade, dotado de realismo e tenacidade inabaláveis. Ele trabalhava incansavelmente pelo bem dos pobres e confiava plenamente na divina Providência, que sempre guiou sua vida e a do Instituto das Irmãs da Providência. Colocado sob a proteção de São Caetano de Thiene, o Instituto foi reconhecido pela Santa Sé com o Decreto de Louvor em 1862, tornando-se de direito Pontifício.

A atuação das Irmãs da Providência no Brasil desde 1927 é um testemunho vivo de compromisso e serviço à comunidade. Seu trabalho incansável na promoção do bem-estar social e espiritual reflete um legado de amor e dedicação que continua inspirando nos dias de hoje. 

Irmãs e Leigos da Providência

A Missão das Irmãs da Providência é um esforço coletivo que envolve não apenas as próprias irmãs, mas também leigos, leigas e colaboradores em diversos estados brasileiros, beneficiando milhares de pessoas. Todos compartilham do ideal de São Luís Scrosoppi e seguem os passos de Jesus, vivendo a fraternidade e tornando suas vidas um testemunho de presença acolhedora. Um aspecto especialmente significativo é o compromisso com a educação de crianças e jovens, uma via fundamental para o desenvolvimento integral e a transformação das comunidades. Assim, unidos em espírito e propósito, esses colaboradores continuam a difundir os valores de amor, serviço e solidariedade, promovendo um impacto positivo e duradouro na sociedade brasileira.

As Irmãs da Providência

são mulheres consagradas a Deus, cuja jornada é permeada por amor, doação e entrega. Comprometidas com sua vocação religiosa, dedicam suas vidas à Missão. São exemplo vivo de compaixão e serviço, oferecendo apoio, orientação e amor incondicional àqueles que mais precisam. Sua dedicação incansável é uma fonte de inspiração e esperança, iluminando os corações dos públicos atendidos, renovando a fé e a esperança em um mundo melhor.

Leigos e Leigas

São Pessoas cristãs que estão dispostas a viver o Carisma das Irmãs da Providência e sentem um chamado pessoal para seguir Jesus de uma forma especial. Isso quer dizer que elas se comprometem a viver de acordo com os valores de amor, serviço e compaixão que São Luís Scrosoppi ensinava. Mesmo não sendo religiosas, essas pessoas se inspiram nele e procuram viver o Evangelho da melhor maneira possível, fazendo o mundo um lugar melhor com suas atitudes.

Presença no Brasil

As primeiras irmãs chegaram ao Brasil em 1927. Atualmente, a Congregação está organizada da seguinte forma:

Irmãs e Leigos
+ 0
Colaboradores
+ 0