Pesquisas,
métricas e tendências educacionais

Somos Especializados em pesquisas do mercado Educacional

SOMOS ESPECIALIZADOS EM PESQUISAS DO MERCADO EDUCACIONAL

A empresa de pesquisas Explora nasceu da união de duas empresas referência no setor educacional, a Consultoria Rabbit Partnership e a Primeira Escolha Avaliações.

Realizamos pesquisas quantitativas e qualitativas a fim de compreender efetivamente a conjuntura deste período de rápidas mudanças no mercado educacional brasileiro sob a ótica das escolas particulares.

Nosso foco é entender as necessidades, expectativas e desafios das escolas, além de analisar o comportamento do mercado educacional e suas principais tendências.

As pesquisas têm como propósito fornecer embasamento e qualificar as orientações e tomadas de decisões das empresas contratantes.


Entre em contato

Modelos de Pesquisas

Escolas

Educadores

Alunos

O PIER - Plan Integrated Educational Research é um projeto em formato de assinatura mensal que engloba todas as pesquisas realizadas pela Explora para os clientes da Consultoria Rabbit.

Utilizamos a base de 1500 instituições de ensino particulares de todo Brasil, por meio de uma equipe de 40 consultores/pesquisadores para levantamento de dados e outra formada por matemáticos, estatísticos e especialistas em inteligência de mercado e marketing.

OBJETIVO

  • Apresentar o conhecimento acumulado com as pesquisas.
  • Compartilhar cenários educacionais macro (gerais) e micro (específicos das escolas participantes).
  • Fomentar discussão, interação e aprofundamento.
  • Subsidiar a tomada de decisão baseada em evidências.

ATORES

  • Gestores e coordenadores educacionais, professores, colaboradores, estudantes e famílias.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

  • As pesquisas atuam nas principais áreas das escolas, como financeiro, gestão, pedagógico, comunicação e marketing, com a finalidade de proporcionar uma visão holística do mercado.

BASE DE DADOS

  • 1500 escolas particulares regulares parceiras do Grupo Rabbit.
  • A base de escolas poderá ser estendida para os clientes da empresa contratante.

CONSULTORIA ESPECIALIZADA

  • Encontros mensais para análise dos dados, orientações e apoio às tomadas de decisões.

Modelos de Pesquisas

  • Acompanhamento e análise semanal dos principais KPIs da alta sazonalidade como o número de procuras, matrículas, rematrículas e perdas de alunos no período de setembro do ano passado a abril deste ano.

  • Análise semanal do pipeline durante a alta sazonalidade da escola, quantidade de procuras, tipos de contatos, principais mídias, períodos mais procurados, como conheceu a escola, conversão, motivos do desinteresse, localidade das procuras e escolas concorrentes.

  • Conjunto de pesquisas distribuídas ao longo do ano para acompanhar e gerar indicadores da situação dos atrasos, inadimplência e perdas de alunos.

  • Visão panorâmica dos principais KPIs do mercado no período de alta sazonalidade comparado com os dados de cada escola.

  • Tem a finalidade de promover uma análise do ambiente de trabalho, avaliar os impactos decorrentes da pandemia e identificar as práticas que surtiram bons resultados e as que precisam de aprimoramento.

  • Visão dos principais desafios para os educadores, como a adaptação ao ensino híbrido, utilização da tecnologia, melhores práticas e também quais serão as perspectivas para este ano.

  • A pesquisa de Turnover tem o objetivo de analisar os índices de rotatividade dos colaboradores, bem como suas razões, e compará-los aos do mercado para que se possa aprimorar os recursos humanos da instituição.

  • O objetivo da pesquisa de satisfação é mensurar o que as famílias estão pensando, sentindo e comentando sobre os processos, produtos e serviços da escola. O resultado final deve apresentar as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e elaboração de plano de ações.

  • Análise do mercado de idiomas e sua relação com as escolas particulares. Quais as necessidades e dificuldades que as instituições têm em relação ao ensino bilíngue.

  • A pesquisa tem o objetivo de gerar parâmetros e indicadores para que a escola possa criar um planejamento estratégico de rematrícula mais seguro e eficaz.

  • Qual o nível de satisfação das escolas em relação aos seus principais fornecedores, como material didático, empresas de tecnologia, uniformes...

  • Estudo de Benchmarking e análise dos valores das mensalidades, serviços complementares e políticas de descontos existentes, e comparação com as escolas similares.

  • Por meio de um estudo salarial apurado, a escola identificará em que ponto se encontra em relação à atratividade de profissionais. A pesquisa permite que se tome conhecimento de seu posicionamento salarial em relação ao mercado para que a escola possa definir uma estratégia de remuneração capaz de atrair e manter profissionais qualificados, aumentando, assim, sua competitividade e diminuindo seu turnover.

  • Verificação dos custos fixos e variáveis dos principais setores da escola e análise da lucratividade para que se possa criar políticas de economia e melhor investimento.

  • Enquetes realizadas ao longo do ano com objetivos específicos conforme as necessidades do momento.