1. Concurso de Fotografia "Um Olhar Para o Futuro" é promovido pela CHRISTIAN E ASSOCIADOS S/C LTDA. - ME, sociedade empresária inscrita no CNPJ sob o nº 02.338.354/0001-76, com sede na Rua Turiassu, nº 1335, sala 02, bairro Perdizes, CEP 05005-001, São Paulo/SP.
2. Este é um Concurso de caráter exclusivamente cultural, SEM FINS LUCRATIVOS, com o objetivo de envolver a comunidade escolar — alunos, famílias, colaboradores e o mercado regional — por meio da fotografia, destacando a importância da educação na vida dos alunos, a proposta pedagógica da escola e seus valores. Além disso, busca incentivar os professores a registrarem o trabalho em sala de aula, permitindo que as famílias acompanhem mais de perto a evolução de seus filhos.
3. O Concurso foi criado exclusivamente pela Rabbit. Ao participar do Concurso, o participante estará concordando irrestritamente com todas as condições estipuladas neste regulamento.
4. O Concurso está aberto exclusivamente a todas as pessoas jurídicas, devidamente inscritas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, domiciliadas no Brasil, que sejam reconhecidas como instituições de ensino regular privadas parceiras do Grupo Rabbit até a data de encerramento do concurso.
COMO PARTICIPAR
1. O Concurso terá início às 8 horas do dia 22/04/2025 e término às 18 horas do dia 30/06/2025 conforme o Cronograma estabelecido. Inscrições enviadas fora do período previsto no Cronograma serão automaticamente desconsideradas.
2. Para participar, o professor deve tirar uma fotografia no ambiente escolar ou durante saídas pedagógicas.
O tema é livre. A proposta é abordar assuntos relevantes, como Tecnologia e Inovação, Educação Ambiental, Inclusão Social, Diversidade, Cultura, Criatividade, Ciências e Pesquisa, Esportes, Saúde e Bem-estar, entre outros presentes na rotina em sala de aula.
3. A escola deverá realizar uma seleção interna das fotografias enviadas pelos seus professores e escolher até 10 fotos para participação no Concurso. Um responsável pela escola ficará encarregado de efetuar a inscrição da escola.
4. A inscrição poderá ser realizada apenas uma única vez, sem possibilidade de alteração ou substituição. Por isso, certifique-se de que todas as informações e conteúdos estejam corretos antes de enviar.
5. Para validar a participação neste Concurso, é indispensável preencher corretamente todos os campos do formulário de inscrição, enviar as fotos e apresentar as autorizações de uso de imagem de todas as pessoas retratadas — uma específica para adultos e outra para menores de 18 anos.
Faça o download dos termos:
>> Termo para Adultos
>> Termo para Alunos
6. Somente escolas com parceria ativa com o Grupo Rabbit durante o período do concurso poderão participar.
7. Poderão participar apenas colaboradores que exerçam a função de professor e estejam vinculados à escola, seja por registro em carteira ou contrato de prestação de serviços, durante o período de realização do concurso.
INSCRIÇÃO
1. Período de Inscrição: As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas de 22 de abril a 30 de junho de 2025, por meio do link oficial do concurso disponível no site do Grupo Rabbit e na bio do Instagram @gruporabbitoficial.
2. Descrição da Fotografia: Na inscrição, a escola pode informar o local do ambiente escolar, o contexto da foto e a mensagem que deseja transmitir.
3. Alterações após Inscrição: A inscrição poderá ser realizada apenas uma única vez, sem possibilidade de alteração ou substituição. Após a finalização da inscrição, a escola não poderá incluir ou alterar as fotos anexadas ou dados cadastrais.
DIREITOS DE IMAGEM
1. Autorização de Uso de Imagem: Junto com a foto, a escola deverá anexar a autorização de uso de imagem das pessoas fotografadas (quando houver pessoas reconhecíveis na fotografia). Modelo disponível para download neste site, no item 5 de “Como Participar”.
2. A instituição de ensino e o autor da fotografia serão responsáveis por obter a autorização de uso da imagem pessoal de todas as pessoas retratadas.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
As fotos enviadas serão avaliadas com base nos seguintes critérios:
• Tema Proposto: A fotografia deve abordar aspectos do trabalho pedagógico da escola, com foco em dimensões pedagógicas, socioemocionais ou esportivas.
• Significado: Qual a mensagem positiva e transformadora que a imagem pretende transmitir sobre o futuro e a educação?
• Criatividade: Originalidade e inovação no momento da captura.
• Qualidade Técnica: Enquadramento dos personagens e/ou objetos, resolução, nitidez, iluminação, harmonia na composição, cores e outros critérios técnicos da fotografia.
• Espontaneidade: As fotos devem ser espontâneas, sem encenações e com o mínimo de edição possível. Serão aceitas apenas edições simples (correção de contraste, cor, brilho, sombras e saturação) e recortes para enquadramento.
PATROCINADORES
REALIZAÇÃO – GRUPO RABBIT
PATROCINADORES – 2GO / XP / PAGEDU BANK
APOIO – LES / 2 WAYS / RABBIT DIGITAL
REGRAS
1. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas entre 22 de abril e 30 de junho de 2025.
2. A inscrição deverá ser feita obrigatoriamente pelo responsável da escola que efetuará o upload das fotos de todos os professores participantes.
3. Cada escola poderá inscrever até 10 fotos, sendo que cada uma delas pode ser feita por um professor diferente ou pelo mesmo professor.
4. Não serão aceitas fotografias que contenham edição manual e/ou artificial (como IA) que acrescente ou remova elementos da imagem.
5. As fotografias não poderão conter marca d'água e/ou qualquer tipo de identificação.
6. Fotografias que retratem pessoas de maneira reconhecível devem vir acompanhadas de autorização de direito de imagem. Um para maiores de idade e outro para menores de idade.
7. Serão aceitas apenas fotos tiradas com o aparelho celular, com um tamanho mínimo de 2 MB.
8. Ao fotografar, utilize a resolução máxima do celular, observando os requisitos de nitidez e foco.
9. As fotografias deverão ser registradas apenas na posição vertical ou na proporção 3:4 (disponível nas configurações gerais das câmeras), uma vez que fotografias no modo paisagem correm o risco de serem cortadas na impressão, caso sejam selecionadas para a exposição.
10. As fotos deverão ser anexadas no ato da inscrição, através de upload disponível, em formato PNG ou JPG.
11. Apenas instituições de ensino regular privadas do berçário ao ensino médio e cursos profissionalizantes parceiras do Grupo Rabbit poderão participar.
12. Poderão participar apenas colaboradores que exerçam a função de professor e estejam vinculados à escola, seja por registro em carteira ou contrato de prestação de serviços, durante o período de realização do concurso.
13. As crianças e/ou adolescentes retratados na fotografia deverão ser alunos devidamente matriculados na instituição de ensino na qual o professor autor da fotografia esteja vinculado.
14. Projetos que não se enquadrarem nos critérios acima serão automaticamente desclassificados.
15. Descrição da Fotografia: No ato da inscrição, a escola poderá fazer uma breve descrição do contexto e local exato onde a fotografia foi tirada, além da mensagem que se pretende transmitir. Exemplo: “Foto tirada na sala de informática da escola durante um workshop sobre tecnologia, com o objetivo de mostrar como a inovação prepara os alunos para os desafios do futuro.”
COMISSÃO JULGADORA
1. A Comissão será composta por representantes do Grupo Rabbit, Les Fotografia, empresas parceiras e especialistas convidados ao longo do concurso, responsáveis por avaliar os projetos com base nos critérios previamente definidos.
2. A comissão julgadora tem total liberdade de opinião na avaliação dos critérios de seleção, contanto que o projeto esteja em conformidade com as normas do regulamento.
3. As decisões da Comissão Julgadora são soberanas e irrecorríveis.
PREMIAÇÃO
As escolas participantes terão a oportunidade de divulgar amplamente seu trabalho pedagógico por meio da participação neste concurso.
A Comissão Julgadora Rabbit, de acordo com os critérios estabelecidos, irá escolher os 4 primeiros colocados. Os autores das fotografias vencedoras serão premiados, conforme a classificação:
• 1º Lugar – Imersão Internacional Espanha & Portugal, pela 2GO Education
• 2º Lugar – Display Interativo XP-Pen Artist Pro 19
• 3º Lugar – Notebook – PagEduBank
• 4° Lugar – Magic Note Pad XP-Pen
Todos os finalistas receberão um certificado de participação.
CRONOGRAMA
• Período de Inscrição: 22 de abril a 30 de junho de 2025
• Divulgação dos finalistas: 04 de agosto pelo Instagram do Grupo Rabbit @gruporabbitoficial
• Apresentação das Fotografias Finalistas: Durante o 20º Crescer – Congresso e Feira Educacional, em 26 ou 27 de agosto de 2025.
DISPOSIÇÕES FINAIS
1. Ao submeter sua fotografia no Concurso, o participante, desde já, concorda e se declara ciente de que está, automaticamente, cedendo e transferindo à Rabbit, sem qualquer ônus para esta, e em caráter definitivo, plena e totalmente, todos os direitos para qualquer tipo de utilização, publicação, reprodução por qualquer meio ou técnica, especialmente na divulgação do resultado, pelo máximo período permitido em lei.
2. O participante, desde já, isenta a Rabbit de qualquer responsabilidade, civil ou criminal, decorrente da utilização/divulgação indevida por terceiros das fotografias que inscrever no Concurso.
3. Ao concorrer, o participante assegura que é o único autor da fotografia submetida, titular exclusivo dos direitos autorais sobre ela, e que sua submissão ao concurso não infringe direitos de terceiros.
4. A Rabbit não será responsável pelo conteúdo dos projetos enviados. Estarão automaticamente desclassificados os projetos que descumpram os termos deste Regulamento.
5. A responsabilidade dos Organizadores se limita exclusivamente a prover os meios básicos para a realização do Concurso e apoio aos participantes, não cabendo a eles, individual ou coletivamente, nenhuma responsabilidade legal sobre acidentes, ocorrências imprevistas e ações não programadas, isentando-os também de qualquer tipo de indenização ou ação civil ou criminal. Tal acordo foi aceito voluntariamente pelo participante no ato de confirmação da inscrição.
6. O presente Concurso e seu regulamento poderão ser alterados e/ou suspensos ou cancelados a qualquer momento, sem aviso prévio, por motivo de força maior ou por qualquer outro motivo que esteja fora do controle da Rabbit e que comprometa a realização do Concurso de forma a impedir ou modificar substancialmente a sua condução como originalmente planejado.
7. Toda e qualquer situação não prevista neste regulamento, bem como eventuais casos omissos, serão decididos, exclusivamente, pela Rabbit.
8. Para validar a inscrição no Concurso de Fotografia "Um Olhar para o Futuro", será obrigatório o preenchimento do Termo de Autorização de Imagem. Este termo deve ser assinado pelos pais ou responsáveis legais de cada criança que apareça nas fotos inscritas, assim como pelos adultos que também aparecerem nas imagens.
9. O Termo de Autorização de Imagem deve ser enviado juntamente com a inscrição da fotografia, autorizando o uso das imagens de todas as pessoas presentes nas fotos para fins de divulgação do concurso. As imagens poderão ser utilizadas nos canais e mídias do Grupo Rabbit, incluindo, mas não se limitando, a redes sociais, sites e materiais promocionais. A responsabilidade pelo preenchimento e envio do termo é da escola. A falta de envio ou preenchimento correto do termo resultará na invalidade da inscrição da fotografia.